quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Brasil sediará a Copa de 2014. E Belém?
Para isso, a governadora Ana Júlia levou camisas alusivas ao evento com o slogan "Copa do Meio Ambiente". O objetivo é colocar a capital paraense em destaque pela questão ambiental. Porém Belém não corre sozinha. Manaus está na jogada, saindo na vantagem por ter um estrutura turísitca de maior envergadura.
A vantagem de Belém sobre Manaus é dispor de maior público nos estádios. Contudo, o péssimo desempenho dos times paraenses levou a um arrefecimento das torcidas. Para poder se qualificar, é preciso uma reformulação também no campeonato paraense e na organização dos clubes. Não é possível que times de terceira divisão, com péssima organização, completamente endividados, consigam justificar investimentos da ordem do que é necessário para preparar Belém. Pois, a infra-estrutura que ficará será tão grande que estes times não conseguirão gerar receita par mantê-la.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Dossiê ataca Peres
Suposto dossiê contra o senador Jefferson Peres (PDT-AM) conteria inclusive fotos suas com amantes
No Pará, se alguém fosse fazer dossiê com fotos de políticos e amantes,
Duque de Caxias na berlinda
A inauguração da Duque de Caxias anda dando pano pra manga na internet. Em todos os blogs, comentários duríssimos são disparados contra quem aponta alguma falha quase que imediatamente. Visitando os blogs, percebi que existe alguma semelhança entre eles. Até já desconfio de quem se trata.
Licitação do Governo Estadual agita mercado publicitário 3
Termina hoje às 18 horas o prazo para interposição de recursos na licitação para as contas de publicidade do Governo do Estado. Como espera-se uma grande quantidade deles (foram nove as agências desclassificadas, mas surgem outros contra as habilitadas), estima-se que somente na semana que vem serão abertas as propostas técnicas. Confira postagem anterior para saber quais foram as agências habilitadas e quais foram desclassificadas.
Conciliação marcada para novembro
Está marcada para o dia 19 de novembro a audiência de conciliação entre a União, a Prefeitura de Salinópolis e os comerciantes proprietários de barracas localizadas na praia do Atalaia. O objetivo da juíza federal Carina Cátia Bastos de Sena é chegar a uma conciliação entre as partes para solucionar o problema de abastecimento de água e coleta de esgotos da barracas.
Na sexta-feira 26 de outubro, uma audiência pública realizada no município debateu a questão. Entre as reclamações existentes entre as partes, surgem a falta de capacitação, a pouca disposição em fazer investimentos, a omissão do poder público municipal, a especulação imobiliária e a conseqüente grilagem de terras públicas.
A novela Novelino
A novela envolvendo a morte dos irmãos Novelino ainda vai render muitos capítulos. É o que levam a entender as declarações do promotor Paulo Godinho.
De forma pouco precavida, o promotor desfiou declarações do tipo: “Eu recebo quem eu quiser; não tenho de dar satisfação a advogado”. Tais declarações foram feitas a partir de reclamações de advogados de outros réus, reivindicando a participação no depoimento de Cárdias.
Segundo comentários correntes na cidade, a delação de Cárdias, ao invés de levar a soluções sobre o caso, pode levar a um desvio de rota, levando a uma perda de objetivo no processo. Assim, ao desviar o foco, o Ministério Público poderá ficar incapaz de provar coisa alguma, resultando em punições brandas para os diretamente envolvidos, e esquecimento sobre os mandantes.
Para botar mais pano nessa manga, Chico Ferreira estaria ameaçando lançar uma carta negando as declarações de Cárdias. Com mais esta, além da carta de Luiz Araújo, haveria uma emaranhado de versões sobre a morte dos irmãos.
O certo é que, mesmo que o crime seja esclarecido ou não, ficará a impressão definitiva para o povo paraense de um verdadeiro mar de lama. E a lama toda é oriunda da velha mamata que reina no Brasil desde a chegada de Cabral.
Chamada patrimonialismo por Weber e bem identificado no Brasil por Raymundo Faoro, esta ideologia é responsável pela apropriação do público pelos setores sociais governantes, levando ao enriquecimento de alguns em detrimento da sociedade. No passado, marcado pela apropriação pura e simples do patrimônio público e pelo emprego de parentes e aderentes. Hoje em dia, em uma sociedade mais sofisticada, sua maior expressão se chama financiamento de campanha. Onde se trocam milhões em doações por bilhões em contratos.
Ps. Me perdoem o provável trocadilho no título da postagem, foi sem intenção....
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
STF decide sobre direito de greve dos servidores públicos
O plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, ontem, aplicar aos servidores públicos os mesmos princípios estabelecidos para os trabalhadores do setor privado na Lei nº 7.783/89.
Fato positivo, pois estabelece condições claras para o exercício deste direito constitucional para esta parcela dos trabalhadores, contudo esquece que os servidores públicos vivem sob um regime jurídico diferenciado dos trabalhadores do setor privado. Isto implica que as questões trabalhistas do setor público são debatidas no âmbito da justiça comum, enquanto no setor privado elas são dirimidas na justiça trabalhista.
No primeiro caso, portanto, os empregadores fazem de conta que nada está acontecendo e ignoram as reivindicações, esperando o movimento esmorecer, fato que leva as vezes 3 ou 4 meses. No segundo caso a justiça trabalhista intervém e decide sobre as reivindicações, obrigando os empregadores a cumprí-las. O que faz com que os movimentos paredistas durem apenas alguns dias.
Pequena diferença, não....
Casa do Gilson, 20 anos de choro
Hoje a noite acontece o aniversário de 20 anos da Casa do Gilson.
Na década de 70, amigos que tinham a música com elo principal, formaram um conjunto e saíram à procura de espaços para se apresentarem. Como não havia em Belém, naquela época, espaços para esse estilo musical, eles então resolveram abrir um bar, onde começaram a se reunir. Após 03 anos, infelizmente com o desaparecimento de seu fundador, o saudoso Aldemir, o espaço deixou de existir. Então os músicos começaram a se reunir na Casa do Gilson e essa reunião continua até hoje.
Tradicional point para os amantes do choro, a Casa do Gilson comemora a data com a exposição 20x10, com fotografias de Chico Carneiro, Geraldo Ramos, Miguel Chikaoka, Paulo Santos, Abdias Pinheiro, Elza Lima, Fatinha Silva, Flávya Mutran, Walda Marques e J.Bibas.
Sucesso
O post Ih, fedeu fez sucesso. Rendeu comentários pra lá de desaforados ao poster. Mesmo assim, agradecemos a visita. Falem mal, mas falem de mim.
Sobre imparcialidade, quem quiser ler textos imparciais que leia O Liberal.
Matéria requentada
Para não deixar a peteca cair, o O Liberal requentou a velha notícia sobre as ameaças de morte contra o senador Mário Couto, desta vez associando-as à batalha travada por este contra a nomeação de Luiz Antônio Pagot para o DNIT. Quer ver o ex-bicheiro transformado em mártir, assim como os ameaçados de morte por Chico Ferreira.
Concorrência jornalística
O jornal O Liberal em sua edição de hoje se apressa em desmentir o furo sobre o depoimento de Sebastião Cardias, publicado ontem no concorrente. Contudo, ao tentar negar, acaba afirmando. É que ao afirmar que a fonte poderia ter sido o assistente de acusação, o jornal acaba conferindo autoridade à fonte.
Ao mesmo tempo, nem uma linha sobre a participação de Marcelo Gabriel no crime. Interessante, não?
Ameaçados porquê?
As informações sobre o depoimento de Cárdias geraram uma série de manifestações sobre o caso. Por um lado, indignação de alguns bloggers, haja vista a revelação criar links entre diversos acontecimentos podres da política local. De outro, declarações de pessoas supostamente ameaçadas de morte pela quadrilha. Ao centro, cobrança de manifestações de outros supostos ameaçados.
Entres os ameaçados, está possivelmente o prefeito de Parauapebas Darci Lerner.
Sandra Leite esclarece motivos para ameaças
Ameaçada de morte, segundo as declarações do assassino confesso Sebastião Cárdias, a presidente do Iasep, Dra. Sandra Leite, declarou através de sua assessoria de imprensa os motivos que a levaram a ser alvo da quadrilha: o cancelamento de contrato irregular celebrado entre as empresas de Chico Ferreira e o instituto, uma verdadeira máquina de drenar dinheiro público para cofres particulares.
Dentre as irregularidades, extensas demais para o espaço deste blog (mas disponíveis aqui), estão a incapacidade da empresa em prestar o serviço a que foi contratada e o prejuízo de mais de 10 milhões de reais aos cofres do instituto. Segundo comentários na cidade, a prisão na operação Rêmora e a quebra do contrato com o Iasep foi determinante para o desespero de Chico Ferreira, que imediatamente contratou a morte de pelo menos 7 pessoas.
Justiça federal decide sobre Operação Rêmora
Falando
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Impostos
A burguesia nacional engajada na campanha pela redução dos impostos irá ao delírio quando acontecerem as audiências públicas que o Senado fará para debater a CPMF. Entre os convidados estará Pedro Malan. Em seus 8 anos comandando a política econômica no governo tucano, Malan aumento a carga tributária de 28,9 para 35,8% do PIB. Como era bom o governo FHC....
Ih, fedeu
Os mandantes seriam os sócios secretos de Chico Ferreira em seus empreendimentos pra lá de sinistros. E que estes estariam presentes na sede da Service Brasil no dia da matança. Ou seja, têm sangue nas mãos os meliantes. Agora, falta encontrar uma testemunha, e tudo estará acabado.
Porém, a única revelação do furo que todo mundo já sabia é que Marcelo Gabriel seria um dos mandantes....
Experiência
Não digam que o “empresário” Jean de Jesus Nunes, sócio da empresa Belém Ambiental é novato na cena política local. Em 1998, foi candidato ao cargo de Deputado Estadual pelo PSD, com o número 41.116.Nestas eleições, Duciomar Costa foi o candidato mais votado, com 37.350 votos.
Low Profile
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
A Belém Ambiental, principal empresa prestadora de serviços de pavimentação para a Prefeitura de Belém, tem à frente o empresário Jean Nunes, que até pouco tempo atrás era assessor de Duciomar Costa.
E na caixa de comentários do blog 5ª Emenda:
Ô xente, esse tal de Jean não é aquele rapaz que andava pra baixo e pra cima com o Saulo, sobrinho do Duciomar ?Vixe maria, quer dizer então que ele foi se meter lá nos cafundós do judas do Ceará para passar para o seu nome a tal de Belém Ambiental ?E tem mais !Agora a fofoca é do Lulu:O rapazinho Jean trabalhou como assessor do senado quando o oftalmo-prefeito passou por lá. Entrou com ele e saiu com ele.E quer mais uma? O rapazola Jean foi membro efetivo do conselho da CTBEL, decidindo se dava ou não dava. O aumento das passagens de ônibus, claro. É mole, ou quer mais ? É melhor ficar mole...Então segura mais essa aí:Sabe quem passou a procuração para o Jean tomar conta da Belém Ambiental ?Jacob Barata, o maior empresário de ônibus de Belém, e pasmem, o maior do Brasil.É ou não é um artista, esse boy Jean ?Com a palavra, o Ministério Público. Sai daí Duciomar !
Isso ainda vai dr muito pano pra manga. Agora eu pergunto a quem sabe: a pouco tempo, Duciomar queria colocar uma empresa de Fortaleza para administrar o setor de medicamentos da SESMA. Passando por cima do então secretário de saúde, o médico Paulo Edson, o senhor Saulo Costa, diretor do HPSM 14 de Março, enviou ofício a todas as unidades de saúde e hospitais do município autorizando a dita empresa a fazer visitas técnicas. O mais interessante é que o edital para a licitação sequer havia sido elaborado. O que será que tem a ver uma coisa com outra?
Nas terras do bem virá
O diferencial deste filme foi a oportunidade de ouvir-se a fala do outro lado, dos escravagistas, grileiros e latifundiários que transformam nossa terra em um “far west”.
Damos nossos parabéns os produtores do filme pelo esforço em passar três meses rodando pelo sul do Pará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso e Tocantins pra documentar a barbárie a que nosso povo é submetido. Parabenizamos a Procuradoria da república pela coragem em enfrentar esta realidade, e aos incansáveis lutadores que não deixam a verdade morrer, mesmo que muitas vezes eles, os lutadores, morram por isso.
Sepultamento
Estas declarações terminam por sepultar do ex-governador Almir Gabriel. É sabido por todos que tal acordo havia sido construído por Almir, perspectiva de manter os resquícios da União Pelo Pará. Com a ausência de Almir ao seminário do PSDB, sentida e questionada pela militância do partido, o grupo Jatenista agora joga sozinho dentro do tucanato paraense.
Pessos importantes envolvidas no caso Novelino
terça-feira, 23 de outubro de 2007
"Nas terras do bem virá"
Licitação do Governo Estadual agita mercado publicitário 2
Não entendi o porquê das reclamações sobre o processo. Em primeiro lugar, foram respeitadas as regras. As agências que não apresentaram documento foram amadoras. Em segundo lugar, pela primeira vez depois de muitos anos haverá espaço para todo o mercado, e não apenas aquelas ligadas ao grupo do poder.
A presença de agências de fora mostra que as agências locais devem ficar espertas. Tem gente de olho no mercado local, e as agências devem melhorar sua estrutura jurídica e de atendimento. O que mais se falou nesses dias foi a existência de agências que atuam comomicro-empresas...
Licitação do Governo Estadual agita mercado publicitário
Conforme noticiado anteriormente pelo blog, foi concorrida a licitação para as contas de publicidade do Governo do Estado. 29 agências concorreram ao pleito. 9 delas de fora do estado.
Na primeira etapa da licitação, 9 agências foram eliminadas por problemas de documentação. São elas: C8, CA, Dahás, Da Vinci, JMP, Nova, P2, Strategia e Tango. Estas agências tem prazo de cinco dias úteis para apresentar recursos.
Permanecem concorrendo as agências Amazon, Bastos, Borges, Castilho, DC3, Doublé M, DQV, Euro RSCG, Fax, Gamma, Ivo Amaral, Jimenez, Mendes, OM&D, OMG, Sim, Sotaque, Vanguarda, Verve e Wired.
Óleo de peroba
Óleo de peroba
Depois de surpreender com a tese de legítima defesa, não demora o pistoleiro Rayfran das Neves Sales acusa a missionária norte-americana Dorothy Stang de ter colocado o revólver na mão dele depois de ter se suicidado.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
"Nas Terras do Bem-Virá"
Será exibido amanhã no edifício sede da Procuradoria da República no Pará o documentário "Nas Terras do Bem-Virá". Gravado em 29 cidades de cinco estados do norte e nordeste, dirigido por Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri, aborda entre outros assuntos, o modelo de colonização da Amazônia, o massacre de Eldorado do Carajás, o assassinato da missionária Dorothy Stang e o trabalho escravo. A Procuradoria da República fica na rua Domingos Marreiros, entre Gentil e 14 de Março. Após o filme, haverá debate com procuradores da república e movimentos sociais.
3000
Entre 15 e 16 horas de hoje o Blog do Paraense chegou a 3 mil acessos. Agradecemos de coração a visita de todos estes internautas que nestes 84 dias estão nos acompanhando.
Concursos
A governadora Ana Júlia sancionou e foram publicadas as leis que criam 15.924 e 1.386 vagas na Seduc e Sespa respectivamente. As vagas foram criadas para suprir a carência de funcionários originada pelos distratos de servidores temporários. A expectativa é que no mês de novembro saia o edital para estes dois concursos.
Moradores da Vila da Barca no olho da rua
Ao contrário do que foi divulgado pela PMB, os moradores da Vila da Barca ainda não estão morando em sua novas casas. Ao contrário, muitos estão reclamando que o auxílio-moradia, que garante o aluguel de suas moradias provisórias, está com dois meses de atraso. Os moradores remanejados correm o risco de ficar em situação pior do que se encontravam antes: vão ficar no olho da rua.
Desmobilização
A coluna Repórter Diário de hoje desmobilizou o evento do PSDB realizado
Desmobilização 2
A ausência do ex-governador e futuro “ex-capa” do partido no Pará Almir Gabriel foi sentida pelos partidários de Simão Jatene. Ela pavimenta a vitória do grupo do outro ex, cujo sonho é lançar Paulo Chaves candidato è prefeito de Belém. Dizem que vai rolar até comemoração em conhecida churrascaria na Doca.
Falso Sequestro
Causou frisson a caixa de comentários de um blog da cidade. Uma postagem sobre o deputado Vic Pires Franco gerou um comentário do mesmo sobre o trote recebido pela sua esposa, a ex-governadora Valéria Pires Franco.
Segundo o deputado, na noite de quinta para sexta feira, sua esposa foi acordada por um telefonema onde uma jovem chamava pela mãe e dizia estar sendo seqüestrada, sendo interrompida por um homem que fazia ameaças. Após verificar que se tratava de um trote, ex-vice procurou a secretária de segurança pública e o delegado geral para dar informações. Contudo não foi recebida.
O frisson surgiu devido a dezenas de comentários a favor e contra. Uns atacando o governo estadual,outros atacando a ex-vice.
Num balanço geral, fica a impressão de que o internauta paraense leitor de blogs é realmente conservador, pois a qualquer sinal de fumaça ataca os governos de esquerda. Ao mesmo tempo, como são tacanhas as elites. Não é a secretária de segurança pública nem o delegado geral que conduzem investigações sobre golpes como o falso seqüestro. Mas sim as equipes de delegados e investigadores lotadas nas delegacias.
domingo, 21 de outubro de 2007
Muito barulho por nada
A audiência com o ministro está sendo agendada para a próxima terça feira, 23. deverão comparecer os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Cícero Lucena (PSDB-PB), José Nery (PSol-PA) e Paulo Paim (PT-RS).
De acordo com informações prestadas por fontes do ministério à imprensa, a reunião no ministério não deverá dar em nada. O Grupo Móvel retomou suas atividades no último dia 15, A Pagrisa ainda não faz parte da "lista suja" de empregadores que passaram por um processo administrativo (com direito a ampla defesa) depois de ter explorado trabalho escravo, o MTE não tem a prerrogativa para firmar um TAC para a "correção" dos crimes praticados pela empresa, não pode atender pedidos específicos de fiscalizações e averiguações ocorrerão com base em novas denúncias ou como acompanhamento das empresas relacionadas.
Encontro tucano
O encontro terá, na verdade, dois objetivos: o primeiro, permitir aos pré-candidatos à presidência pelo tucanato fazer sua campanha para as bases regionais. O segundo, tentar salvar o tucanato paraense, em crise desde a estrondosa derrota eleitoral no ano passado.
A esperança para alguns tucanos locais é que a direção nacional “passe o rolo” (veja bem, eu disse rolo) na ala ao contrário e determine a construção de candidatura própria para a prefeitura de Belém. Acreditam que o melhor nome é Paulo Chaves. A ala ao contrário, mais precavida, sabe que o faustoso tucano tem a cauda presa, digamos assim.
Desmatamento zero
Ele afirmou ser a favor de uma nova forma de uso das áreas já degradadas. "Sou a favor da tendência ao desmamamento zero, porque não é necessário desmatar", disse. "O desmatamento está alicerçado numa lógica muito fortemente embasada na ilegalidade. É uma indústria da ilegalidade e tem dinheiro envolvido". "Não tem sentido você expandir a fronteira agrícola antes de dar melhor uso para as áreas já desmatadas. Boa parte das áreas desmatadas terão de ser recuperadas."
A Governadora Ana Júlia e as autoridades estaduais de meio ambiente bem que poderiam ouvir esta proposta.
-------------------------
Corrigndo:
Não vimos a matéria do site Agência Pará, com data de 19-10, onde o secretário de meio ambiente Walmir Ortega afirma ser o "desmatamento zero" uma meta do governo estadual. Pedimos desculpas pela falha e nos solidarizamos com a disposição do secretário.
Mensalão tucano
Mensalão tucano 2
sábado, 20 de outubro de 2007
http://br.youtube.com/watch?v=4j_5ZjUA2Hk&NR=1
Problemas Técnicos
Ficam para depois postagens que jogarão bombas muito mais devastadoras que as usadas contra a ex-primeira ministra do Paquistão Bennazir Butho na cena política estadual. Estou atrás de confirmações ...
Boa noite
Licitação
Segundo fontes ligadas á CCS, as garrafas de prosecco e uísque dormirão fechadas na noite de segunda. É que mais de 25 propostas foram apresentadas, e a expectativa é que os trabalhos varem a noite.
Aulas particulares
Impressão digital
Espera-se que a mudança enterre velhas "lideranças" chegadas a uma fraudezinha.
Bancada da escravidão
Existe no Senado brasileiro uma bancada da escravidão. Essa afirmação está baseada no fato, público e notório, de que, recentemente, um grupo de senadores foi ao Estado do Pará interferir para que cessassem as atividades de fiscalização das condições de trabalho em fazendas daquele Estado.
Por diversos meios, chegou ao conhecimento do Ministério do Trabalho que no Pará, em várias fazendas, mas especialmente na Pagrisa, centenas de trabalhadores em canaviais eram forçados a trabalhar em condições análogas à de escravidão. Para verificação da procedência das denúncias foi enviado ao local um Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Escravo, ligado à Secretaria de Inspeção do Trabalho.
Aqui é oportuno lembrar que o direito ao trabalho em condições dignas está expresso em tratados aos quais o Brasil aderiu, assumindo o compromisso ético e jurídico de assegurar a liberdade e a dignidade dos trabalhadores, o que é absolutamente incompatível com a escravidão. Merece especial referência a adesão do país ao Pacto dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que vigora no Brasil, com força de lei, desde 7 de julho de 1992. De acordo com o artigo 6° desse Pacto, o Brasil comprometeu-se a proporcionar a todas as pessoas a oportunidade de ganhar a vida mediante um trabalho livremente escolhido, em condições que garantam plenamente as liberdades políticas e econômicas fundamentais da pessoa humana. Coroando esse compromisso, a Constituição brasileira, além de consagrar os direitos à liberdade e à dignidade, especifica, no artigo 7º, quais são os "direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social".
A proibição do trabalho escravo está mais do que evidente nesse conjunto de disposições legais. Apesar disso, entretanto, quando o grupo de Fiscalização do Trabalho Escravo se dirigiu às referidas fazendas do Estado do Pará encontrou grande resistência no local e, muito mais grave do que isso, teve de suspender as atividades de fiscalização por causa da interferência de uma comissão de senadores liderada pelo senador paraense Flexa Ribeiro e integrada pelos senadores Kátia Abreu, do Tocantins, Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, e Romeu Tuma, de São Paulo.
Para impedir a vistoria do local, a empresa alegava a ocorrência de excessos da fiscalização - o que, se fosse verdadeiro, deveria ser objeto de uma denúncia formal ao Ministério do Trabalho, ou então, em caso extremo, de um mandado de segurança no Judiciário. Mas o grupo de senadores, como se estivesse agindo em defesa de algum interesse relevante do povo brasileiro, abandonou suas funções constitucionais no Senado e se dirigiu, como tropa de choque, ao Pará, com o objetivo de defender a empresa suspeita de praticar a escravidão.
Evidentemente, a inesperada e absurda presença do grupo de senadores, tomando partido em favor da empresa, teve efeito intimidativo sobre os fiscais do trabalho, pela evidência de que uma força muito superior, atuando fora dos parâmetros legais, estava sendo usada contra eles, que não tinham a mínima segurança para executar o trabalho de que estavam legalmente incumbidos. Por causa disso a fiscalização foi suspensa, por determinação prudente e oportuna da Secretária da Inspeção do Trabalho. Agora, com o apoio da Advocacia Geral da União, o Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Escravo vai reiniciar suas atividades.
Muito provavelmente, já terão sido alteradas algumas das condições que caracterizavam o trabalho escravo, o que será bom para os trabalhadores e suas famílias. Mas é importante o registro da absurda e imoral interferência da bancada da escravidão, existente no Senado, a qual, obviamente, não atuou como defensora dos interesses do povo brasileiro mas. Ao contrário disso, deu proteção a quem afronta os princípios e normas constitucionais que impõem o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Fim de semana
Dissonâncias
As edições de hoje de O Liberal e Diário do Pará divergem sobre a desobstrução da Estrada de Ferro Carajás. No primeiro a manchete diz “Ana Júlia desobedece ordem de retirar MST da ferrovia”. No segundo, “Estrada de Ferro Carajás é desobstruída”. Assim, explica-se....
Combate à dengue
Mais uma da série eleições municipais 2008
A propósito de uma postagem do blog 5ª emenda sobre a cena eleitoral da capital do estado, fiz o comentário a seguir. Decidi publicá-lo aqui, dando seqüência a série de artigos sobre as eleições de 2008.
Interpretei tal gesto como um duplo movimento: uma investida de Ana Júlia para garantir a obra da Macrodrenagem do Tucunduba, em risco graças as chantagens de Duciomar, e uma investida sobre o governo Duciomar, para poder ter controle sobre a Macrodrenagem da Estrada NOva e outras obras que receberão recursos do PAC. Ao mesmo tempo, Duciomar se afasta dos tucanos. Isso não implica em aproximação com Ana Júlia e o PT.
Assim ganha força a tese da candidatura própria no PSDB e melhoram as condições de disputa para a candidatura petista, haja vista que, num cenário eleitoral difuso, tudo pode acontecer.
Edmilson Rodrigues e Valéria Pires Franco, virtuais candidatos e nomes fortes nas pesquisas, disporiam de uma vantagem relativa.
Mesmo estando na frente, o primeiro depende de doações de campanha para fazer sua candidatura decolar. Edmilson precisa fazer o corpo a corpo, sua característica mais forte. Caso contrário, acontecerá com ele o mesmo que aconteceu nas eleições estaduais.
A segunda, mesmo dispondo de dinheiro, não terá uma composição que fortaleça sua chapa. Valéria precisa de vice, e vice com força política e tempo no horário eleitoral, para que possa brilhar no cenário onde teoricamente é mais forte.
Duciomar montará chapa com uma série de partidecos, que lhe darão algum tempo no horário eleitoral gratuito. Mas será difícil escolher seu vice, pois pouca gente acredita no alcaide hoje em dia.
Antônio Paraense
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Jornais locais atacam MST
Os jornais locais atacaram duramente no dia de hoje a ocupação dos trilhos da Estrada de Ferro Carajás, administrada pela Companhia Vale do Rio Doce. O movimento, organizado pelo MST exige o aumento dos royalties pagos pela empresa aos municípios mineradores, extinção da Lei Kandir (que dá isenção de ICMS a produtos de exportação), criação de um comitê para avaliar novos empreendimentos minerais no estado, solução para o impasse de Serra Pelada, o fim do fornecimento de minério de ferro às guseiras de Marabá e do Maranhão, criação de uma escola agrotécnica na região, reestatização da companhia e etc.
Os dois jornais diários da capital não contiveram suas tintas. O Diário do Pará falou em “show de inconseqüência e banditismo”. O Liberal disse que “o movimento está usando até crianças na manifestação, inclusive bebês”. Tudo para desqualificar a manifestação.
Porém se formos analisar a pauta de reivindicações, ela mostra conseqüência e maturidade na defesa de um projeto para o estado. Retirando o ponto de reestatização da Vale do Rio Doce, mais polêmico, o restante são pontos que valorizam o estado. Mas, lembremos, quem manda na linha editorial do jornais são os anunciantes, portanto...
Os dois lados da notícia
O seguinte parágrafo foi retirado de matéria que, no site do jornal O Liberal, se encontrava na mesma página da notícia sobre a ocupação dos trilhos da EFC. Vejamos:
Os oito ativistas do movimento ambientalista Greenpece que estavam sitiados dentro da sede do Ibama em Castelo dos Sonhos, no sudoeste do Pará, foram autorizados por madeireiros a deixar a cidade no começo da noite de ontem. Eles estavam dentro do prédio desde terça-feira e denunciam que foram mantidos em 'cárcere privado'. O Greenpeace foi impedido por 300 madeireiros e seus empregados de levar uma tora de castanheira para uma exposição
Ao lê-lo, percebemos a clara mudança de abordagem: os madeireiros estavam mantendo pessoas em cárcere privado, sob ameaça contra sua integridade física, que pretendiam transportar uma tora de madeira com autorização do IBAMA. Mas ninguém os chamou de baderneiros, não os acusaram de banditismo, nem de inconseqüentes, ao contrário: elas foram gentis ao autorizarem as pessoas a usufruir de seu direito de ir e vir.
Esta abordagem jornalística é rica em simbologias sobre a relação dos setores econômicos com a imprensa na articulação de um projeto de mundo, onde quem detêm o poder econômico pode fazer o que quiser, enquanto que não o detêm, tem que se contentar em ficar quieto.
Só um detalhe: sob pressão dos madeireiros, a licença para o transporte da tora de castanheira foi desautorizado. E eu pergunto: e as reivindicações do MST, serão ouvidas?
Duciomar e a ciclovia na José Bonifácio
Sou favorável à idéia de ampliar o circuito de ciclovias em Belém, mas as coisas precisam ser feitas direito. Aquilo não era obra, era baderna.
Boa idéia
Estudos garantem que seis meses de amamentação são fundamentais para a saúde física e afetiva do bebê.
Comissão de Direitos Humanos do Senado aumenta licença maternidade
Projeto da senadora Patrícia Sabóia (PDT-CE) permite a ampliação da licença maternidade, dos atuais 120 dias para 180 dias. De acordo com o projeto, empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã poderão estender o tempo de licença maternidade de suas funcionárias em troca de renúncia fiscal. Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), após a sanção presidencial, os senadores poderão emendar o orçamento da união e garantir o início do programa já no ano que vem.
Galvão, vai tomar....
Não assisti ao jogo Brasil e Colômbia, ontem à noite, mas dizem na internet que as arquibancadas do Maracanã homenagearam Galvão Bueno. O coro entoava: Galvão, vai tomar...
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Duciomar e a sucessão municipal (mais uma da série eleições municipais 2008)
Acompanhando as recentes matérias veiculadas pela emissora de TV do Grupo O Liberal, tenho a impressão de que a antiga disposição de relevar todas as besteiras cometidas pelo prefeito Duciomar está se esvaindo.
Fiquei pensando então no porquê. Será que as manifestações do prefeito e seus asseclas acusando o governo tucano de ter prejudicado o município de Belém com a redução sucessiva dos repasses da cota parte do ICMS incomoda a família Maiorana? Será que o movimento da governadora foi capaz de afastar a possibilidade de aliança PSDB/Duciomar? Será que agora vai colar a candidatura de Paulo Chaves Fernandes a prefeitura?
O certo é que Duciomar não tem pernas grandes o bastante para garantir sozinho a sua re-eleição. Isolado politicamente, sem apoios expressivos, com dura oposição na Câmara Municipal, cercado por ações judiciais e com diversas ameaças de prisão, sua candidatura ficaria vulnerável sem apoios. Além disso, ainda não se cogitam nomes para a vaga de vice-prefeito em sua chapa.
É possível que o PSDB esteja lendo as declarações de Duciomar como uma tentativa de aproximação com a governadora e o PT. Por isso o grupo O Liberal estaria começando a cobrar a fatura do apoio até aqui dado a um dos seus principais anunciantes. É possível que, com este movimento de Dudu, o grupo Jatenista se fortaleça e vença a tese do candidato próprio, sob o argumento da imposição nacional. Mas se vencer esta tese, ainda falta muito para Paulo Chaves ser um nome forte. Apesar da obras grandiosas, falta a Paulo Chaves carisma e sobra arrogância. Além disso, o benefício à cidade promovido pelas obras é questionável, somente sendo unanimidade nos setores elitistas saudosos da bélle époque. E, em Belém, os indicadores sócio-econômicos demonstram que esta parcela da sociedade é bastante diminuta, apesar do barulho que fazem nos jornais, tv e internet. O maior benefício que pode trazer é dinheiro para campanha, mas dinheiro apenas não basta. Vejamos como exemplo a campanha milionária de Zenaldo Coutinho à prefeitura em 2000 e o resultado pífio obtido.
No post Ana Júlia compensará Belém por perdas de ICMS lançamos a tese de que este recurso não representa uma doação à campanha de Duciomar, mas uma possibilidade de colocar a governadora numa posição de fiscalização e acompanhamento das ações municipais, ao mesmo tempo que garante a realizações de obras do PAC que são fundamentais, como a Macrodrenagem do Tucunduba e o projeto habitacional a ela adicionado. Se assim for, mostra a habilidade de Ana Júlia e sua equipe de reverter uma situação de adversidade em uma de ofensividade. Agora só falta o PT ter um candidato, para que o jogo, antes travado, torne-se mais interessante.
Lúcio Flávio Pinto deve estar lendo o Blog do Paraense
Na postagem ORM x Y.Yamada: mais um round na batalha tratamos da matéria do jornal da família Maiorana onde se ataca o grupo Y. Yamada. E em matéria recente no Jornal Pessoal, onde versa sobre a decadência do outrora império, Lúcio Flávio Pinto tasca o seguinte trecho:
Há quase um semestre há outro contencioso na praça: os Yamada, o maior grupo econômico genuinamente local (embora de origem familiar japonesa), não aceitaram as imposições que lhe foram ditadas pelo principal executivo das ORM, Romulo Maiorana Júnior. Como punição, a Y. Yamada foi impedida de continuar a veicular seus anúncios na empresa de comunicação, líder no segmento de televisão em função da afiliação à Rede Globo. Ao invés de se submeter ao capricho para voltar à principal mídia, os Yamada simplesmente se restringiram aos outros veículos. E mandaram dizer, depois, que nada perderam desde então, muito pelo contrário. Não voltarão à mídia Maiorana por iniciativa própria.
Mas experimentaram a primeira retaliação quando O Liberal abriu manchete de página, na semana passada, para anunciar que o grupo Yamada era o campeão das reclamações dos consumidores no Procon. Dois dias depois, em espaço mais discreto, o jornal incorporou as explicações do administrador do cartão Yamada, Fábio Oliveira. Ele explicou que no período de mais de um ano, entre agosto de 2006 e setembro de 2007, as 34 lojas do grupo, que tem a maior rede de varejo do Norte do país, venderam 158,6 milhões de mercadorias para as 23,6 milhões de pessoas que atenderam no período. As 373 reclamações protocoladas contra a firma no Procon são, diante desses números, rigorosamente insignificantes. Ainda mais porque, explicou o executivo, 346 delas já haviam sido resolvidas, a maioria no prazo médio de 15 dias. O motivo das queixas era atraso na entrega - ou não entrega - das mercadorias
Em outra circunstância, o jornal dos Maiorana teria aberto a manchete para exaltar uma empresa tão poderosa como a dos Yamada, sem levar em consideração o hábito do consumidor de pouco reclamar e a desatenção da corporação comercial à cidade e aos seus funcionários. Experimentando agora do próprio veneno, de interditar o acesso aos seus veículos, achando que assim imporia pena de morte ao anunciante, que, no entanto, sobreviveu e segue normalmente sua atividade, as ORM podem voltar a novos ataques aos Yamada. Mas já sem a força de antes.
Não sei se Lúcio Flávio lê blogs. Só sei que estamos, em matéria de insight analítico, afinados e mais sutis do que nosso saudáveis concorrentes.
Ocupações
Secretaria de Comunicação em debate na ALEPA
O coordenador da CCS, Fábio Castro, esteve hoje na Assembléia Legislativa fornecendo aos parlamentares maiores detalhes sobre a proposta de criação de Secretaria de estado de Comunicação. Entre os acordos firmados com os parlamentares, está o aumento da remuneração básica dos jornalistas, publicitários e relações públicas, de pouco mais de 600 reais para quase mil reais. Com a gratificação de escolaridade estabelecida no Regime Jurídico Único do Estado ficará perto do reivindicado pelos profissionais da área.
Governo do estado e Unicef firmam acordo de cooperação
A Governadora Ana Júlia e a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, assinaram um termo de cooperação para elaborar e garantir a implementação de políticas públicas em prol de crianças, jovens e mulheres, como forma de inclusão e proteção social.
Marie-Pierre enfatizou o pioneirismo do governo do Estado em chamar para si responsabilidades antes não levantadas no Pará. As ações do programa Agenda Criança Amazônia acontecem, inicialmente, em 25 municípios paraenses, incluindo Belém, numa parceria com as prefeituras.
É preciso alguém avisar ao prefeito Duciomar que tal acordo está sendo firmado, pois pegará muito mal a prisão do alcaide da capital do estado que é pioneiro na assinatura do termo de cooperação.
Livro relembra Massacre de Eldorado
Wladimir Costa em mais uma ação penal
O plenário do Supremo Tribunal Federal autorizou abertura de ação penal contra o deputado federal Wladimir Costa, pelos crimes de difamação e injúria contra o ex-senador Ademir Andrade.
Em seu falecido programa de TV, nos dias 5, 12 e 17 de maio de 2006, Wladimir Costa acusou Ademir de ser “chefe de quadrilha, bandido", além de "você não é homem, nem para mulher você presta, nem para ser gay você presta, porque você é um covarde”.
Conhecido por atos de bravata em programas de rádio e TV, Wladimir Costa também responde por difamação e injúria contra o ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, ação esta ajuizada em 2003. Até o momento o processo encontra-se acumulando mofo nas prateleiras do STF.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Festa da Chiquita incomoda bloggers
Lembremos que a festa, como o próprio blogger lembrou, sempre foi visitada por políticos, porém em nenhum momento a "categoria" permitiu ser ludibriada, como acontece na Parada Gay. Pergunte, por exemplo, a qualquer um ou uma que lá estivesse como seria recepcionado o Prefeito Dudu?
Ana Júlia compensará Belém por perdas de ICMS
O suposto prefeito de Belém a alguns meses vem travando um jogo de xadrez político com o governo estadual, em quem visualiza o maior adversário político a sua re-eleição. No meio do tabuleiro, as obras do PAC e o povo de Belém.
Pelos corredores das secretarias estaduais e municipais corre o boato da disposição do prefeito em "esticar a corda" nas negociações para a cessão de gerência da obra da macrodrenagem doTucunduba, em troca de supostos compromissos anteriormente verbalizados com a governadora. Vide o post aqui.
Acontece que a governadora também está jogando. Duciomar terá o dinheiro que quer, porém não poderá fazer de qualquer jeito, pois a governadora estará de olho nas movimentações do alcaide. Além disso, Duciomar precisará de licenciamento ambiental nas obras da Estrada Nova,e para isso precisará do Governo Estadual.
O que é salutar neste momento é o reconhecimento por parte do Governo de que houveram distorções políticas nas distribuição do bolo do ICMS, distorções estas que prejudicaram e muito a cidade e o povo de Belém. Este jogo de xadrez pode resultar em ganhos para a capital. Basta que o povo fique de olho e os governantes usem do bom senso, final estamos às vésperas das eleições ...
Ministério Público pede prisão para Duciomar
Esperemos que a prisão seja decretada e cumprida, pois o abandono das políticas de defesa da criança e adolescência no governo Duciomar é gritante e vêm sendo denunciado há bastante tempo.
Leia a matéria do site do MPE.
Ministério Público pede a prisão de Prefeito de Belém por descumprimento de decisão judicial
por: Assessoria de Imprensa do MP
O Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Ernestino Silva, pediu à Justiça a prisão do Prefeito de Belém, Duciomar Gomes da Costa, pelo descumprimento de liminar concedida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público, que determinava a melhoria das condições dos conselhos tutelares de Belém, deteriorados e sem equipamentos e mobiliários adequados ao funcionamento.
Em maio deste ano, foi ajuizada ação civil pública, após constatação através de relatório de visita de inspeção, realizado pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, que os Conselhos Tutelares I, III e IV não estavam em condições de funcionamento. No dia 11 de junho, uma decisão judicial garantiu uma série de medidas que deveriam ser cumpridas para garantir melhorias nos conselhos, como aquisição de equipamentos e mobiliário, aumento da cota de combustível, contratação de técnicos, entre outras, decisão esta, que não foi cumprida pela Prefeitura de Belém.
Segundo a promotoria, para o Conselho Tutelar I a cota de combustível é de 20 litros e foram entregues apenas um computador e dois condicionadores de ar, enquanto liminar da Justiça determinava a entrega de mesas e bancos de espera para as pessoas sentarem e escreverem, uma cota de combustível de 40 litros, dois computadores e quatro condicionadores de ar.
No Conselho Tutelar III não foi realizada qualquer reforma no prédio, entregaram apenas dois
aparelhos de ar e três armários, um computador que não foi instalado, e o que é mais incrível, segundo Ernestino Silva, “sem cartucho de tinta, ou seja, mesmo que nada”. O Promotor de Justiça avalia que praticamente nada da liminar foi cumprido, caracterizando uma completa “falta de respeito, que está virando rotina e ridicularizando o Poder Judiciário e o Ministério Público”, alerta.
No Conselho Tutelar IV a situação é a mesma, com falta de material de expediente e condições mínimas de trabalho. Esse descaso pelas leis e pelas instituições públicas motivou o pedido de prisão do Prefeito Municipal pelo Ministério Público.
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Renan anuncia pedido de licença ainda hoje
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciará ainda hoje a sua decisão de licenciar-se da presidência do Senado por um prazo determinado, que pode ser de quarenta dias, para se defender das acusações que pesam contra ele. Calheiros vai gravar um pronunciamento para a tevê a fim de explicar sua decisão. Ele deverá dizer que se licenciará "em respeito à Nação" e para demonstrar que não precisa estar no cargo para provar sua inocência.Democratas líder em corrupção eleitoral
Chapa ou quadrilha?
Candidato à releeição no PT, Ricardo Berzoini, representante o auto-intitulado Campo Majoritário da legenda, registrou uma chapa ao diretório nacional do partido que mais parece uma quadrilha, dando mostras de que, apesar de todos os escândalos, o tal Campo não se arrepende das asneiras que aprontou.
Lá estão João Paulo Cunha e Josias Gomes, envolvidos no escândalo do mensalão. Lá está José Guimarães, irmão de José Genoíno, cujo ex-assessor, José Adalberto Vieira da Silva, protagonizou o escândalo da cueca estribada.
Divulgado o resultado do plebiscito sobre a Vale do Rio Doce
Dos quase 4 milhões de brasileiros, que participaram do plebiscito, 94,5% se disseram contrários a privatização da empresa.
Vazamento
Seminário debate produção mineral
Jogada ensaiada
Mal sabe ele
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Caixa libera recursos do PAC
Situação de Renan cada vez mais difícil
Mônica Veloso: muito barulho por nada
Independente defenderá o Pará no futebol feminino.
No primeiro, as equipes jogarão ente si em duas partidas de ida e volta e caráter eliminatório, organizadas por região.
Oito equipes passarão à fase seguinte, que será disputada em dois grupos, em uma única sede, a ser definida pela CBF. Nos grupos, as equipes jogarão entre si, e as duas melhores de cada grupo disputarão as semifinais.
O campeonato terá início em 29 de outubro e terminará em 9 de dezembro. As partidas do Independente serão disputadas no Estádio Edgar Proença, o Mangueirão. Boa sorte para as meninas do futebol paraense. Que se saiam melhor do que os homens.
Futebol feminino: uma opinião
O anúncio feito pela CBF de um campeonato nacional de futebol feminino surge num momento oportuno e serve para esconder uma incapacidade.
Momento oportuno, pois a vitória da seleção feminina nos Jogos Pan Americanos e o vice campeonato mundial mostram que existe futebol de qualidade (e bote qualidade nisso) entre as mulheres. Esse negócio de que “futebol é coisa para homens” já era. Hoje futebol arte é coisa de mulher.
A incapacidade reside na própria CBF, que jamais soube criar as condições para um campeonato feminino em nível nacional ou estadual. O paradoxo era tamanho que, com uma seleção vice-campeã mundial, o único campeonato estadual feminino – o paulista – estava para ser cancelado. As jogadoras da seleção, ou jogavam no exterior, ou estariam desempregadas.
De minha parte, tenho dúvidas sobre a eficiência do projeto. Acredito mais em uma fórmula tipo NBA: um número determinado de equipes, organizado em grupos regionais, com jogos dentro dos grupos e contra as equipes de outros grupos, disputaria em torneio de pontos corridos quais sairiam classificadas de cada grupo para as finais. Nas finais (play-offs), as equipes perdedoras seriam desclassificadas, até chegarmos a grande final.
As equipes seriam empresas, de capital aberto, e regidas pela lei que regulamenta as empresas no Brasil, com direitos trabalhistas, participação nos lucros, obrigações trabalhistas também. Não haveriam campeonatos estaduais. Ao contrário, em nível estadual teríamos campeonatos estudantis, em nível fundamental, médio e superior. Estes torneios revelariam novo talentos.
Seria uma boa oportunidade para experimentarmos uma nova cultura esportiva no país, e assim garantiríamos o surgimento de uma nova geração de atletas de elite para dar mais vida e cidadania ao país do futebol.
Seminário marca lançamento do Movimento em Defesa da Radiodifusão Comunitária
Projeto de Lei Complementar diminuirá recursos da saúde
Em resumo, a proposta da senadora livra a cara da união e dos estados, pios estes poderão esconder que quase nunca cumpriram os preceitos legais, e jogará novamente a bomba no colo dos municípios, que ficarão com menos recursos e mais trabalho. E o povo ó...
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Justiça bloqueia bens de Raul Jungmann
Será que agora o PPS vai continuar usando nariz de palhaço?
Da Folha On line:
A juíza Iolete Maria Fialho de Oliveira, da 16ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, determinou o bloqueio de bens móveis e financeiros do deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), do servidor do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Almir Freitas de Souza e do sócio-proprietário da empresa Agnelo Pacheco Criação e Propaganda, Agnelo de Carvalho Pacheco.
A decisão da Justiça foi uma resposta a um pedido cautelar feito pelo Ministério Público Federal.
A ação pede a anulação do contrato de publicidade firmado entre o Incra e a empresa de publicidade Agnelo Pacheco e o ressarcimento ao erário dos valores pagos indevidamente.
Segundo o Ministério Público, o contrato, realizado em 2001, foi irregularmente feito sob a rubrica de dispensa de licitação. Na época, o contrato vigente entre o Incra e a empresa Casablanca Comunicações e Marketing não foi renovado, uma vez que o mesmo continha irregularidades.
O valor total do contrato com a Agnelo Pacheco, que subcontratou a empresa RRN Comunicação e Marketing, foi de R$ 2,340 milhões.
CHE
Como disse em post anterior, não ouso escrever sobre Che. Assim, publico aqui no Blog do Paraense este maravilhos texto de Emir Sader sobre o grande mito revolucionário Che Guevara.
Há personagens com uma tal estatura histórica que, independente dos adjetivos e de todos os advérbios, ainda assim não conseguimos retratá-los em nada que possamos dizer ou escrever. O que falar de Marx, que permaneça à sua altura? O que escrever sobre Fidel? Hegel dizia que existem personagens cuja biografia não ultrapassa o plano da vida privada, enquanto outros são os personagens cósmicos, estes cujas biografias coincidem com o olho do furacão da história. O Che é um destes personagens cósmicos. Basta dizer que, independente de qualquer campanha publicitária, sua imagem transformou-se na mais vista do século XX e assim continua neste novo século. Nenhum esportista, artista ou músico, mesmo com bilionárias promoções pelo mundo globalizado afora, se mantém num lugar parecido. O Che veio para ficar. Novas gerações, nascidas depois da morte do Che, continuam identificando-se com sua imagem, com seu sentimento de rebeldia, com sua coragem, com sua luta implacável contra toda injustiça. Não vou gastar palavras inúteis para falar do Che. Basta reproduzir algumas das suas frases, que selecionei para o livro “Sem perder a ternura”. “A única coisa em que acredito é que precisamos ter capacidade de destruir as opiniões contrárias, baseados em argumentos ou, senão, deixar que as opiniões se expressem. Opinião que precisamos destruir na porrada é opinião que leva vantagem sobre nós. Não é possível destruir as opiniões na porrada e é isso precisamente que mata todo o desenvolvimento da inteligência...” “Nós, que, pelo império das circunstâncias, dirigimos a revolução, não somos donos da verdade, menos ainda de toda a sapiência do mundo. Temos que aprender todos os dias. O dia que deixarmos de aprender, que acreditarmos saber tudo, ou que tivermos perdido nossa capacidade de contato ou de intercâmbio com o povo e com a juventude, será o dia em que teremos deixado de ser revolucionários e, então, o melhor que vocês poderiam fazer seria jogar-nos fora...” “Deixa-me dizer, com o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é feito de grandes sentimentos de amor.” “Nosso sacrifício é consciente. É a cota que temos de pagar pela liberdade que construímos.” “Muitos dirão que sou aventureiro, e sou mesmo, só que de um tipo diferente, destes que entregam a própria pele para demonstrar suas verdades.” “Sobretudo, sejam capazes de sentir, no mais profundo de vocês, qualquer injustiça contra qualquer ser humano, em qualquer parte do mundo.” (Carta de despedida aos filhos) “É preciso endurecer, sem perder a ternura, jamais.” “Que importam os perigos ou os sacrifícios de um homem ou de um povo, quando está em jogo o destino da humanidade.” “É um dos momentos em que é preciso tomar grandes decisões: este tipo de luta nos dá a oportunidade de nos convertermos em revolucionários, o escalão mais alto da espécie humana, mas também nos permite graduar como homens.” “Nós, socialistas, somos mais livres porque somos mais completos; somos mais completos porque somos mais livres.”
Duciomar anuncia candidatura na Alemanha
Juiz federal enquadra Duciomar por desvios na saúde
O juiz federal substituto Ruy Dias de Souza Filho estabeleceu prazo de 60 dias para que a Prefeitura de Belém equipe as 7 Unidades Municipais de Saúde e Hospitais Municipais contemplados em convênio com o Ministério da Saúde.
Auditoria realizada pelo Ministério Público Federal verificou que os equipamentos adquiridos pelo convênio, entre eles aparelhos de eletrocardiograma e raios-x, além de mobiliários, haviam sido desviados.
Se no prazo estabelecido os equipamentos não forem realocados de acordo com o estabelecido no plano de trabalho, a Prefeitura pagará multa diária de 5 mil reais, além da possibilidade de haver multa para a pessoa do prefeito.
Segundo a defesa apresentada pela Prefeitura, houve erro do responsável pelo almoxarifado. O juiz em seu despacho rebate esta acusação lembrando que o gestor é responsável pelos atos dos servidores.
STJ julga ação contra privatização da Vale
O Superior Tribunal de Justiça julga amanhã a reclamação que discute o destino de dezenas de ações populares contra o leilão da Companhia Vale do Rio Doce, em 6 de maio de 1997. Segundo a defesa responsável pelas ações populares, o objetivo da é proteger "patrimônio público dilapidado pelos governantes". Na reclamação, a própria Vale já pede que os resultados de duas ações benéficas à venda da empresa sirvam de parâmetro para as demais. A CVRD ainda quer a extinção de toda e qualquer ação pendente na Justiça contra a privatização da empresa.
Cardias falará somente no Tribunal
Enquanto isso, em Americano, os celulares tocam.
Incêndio destrói prédio histórico
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Che Vive! La lucha sigue !
Não ouso escrever nada sobre Che. Sobre ele, muitas pessoas de maior quilate já escreveram. Além destes textos e de seu exemplo histórico, nada de novo pode se acrescentar. Nos últimos dias, a ofensiva conservadora em curso no nosso continente atacou como pode a figura do revolucionário argentino. Mas não poderão apagar a imagem que ficou gravada no imaginário popular, de homem desapegado dos bens materiais e comprometido com a mudança radical do nosso mundo.
Só posso repetir a palavra de ordem que vi pintada em um muro no México, em San Cristobal de Las Casas, na região de Chiapas.
Che vive, la lucha sigue !
MST ocupa ferrovia
O MST ocupou no dia de hoje a ferrovia da Vale do Rio do Doce, na altura do distrito Vila dos Palmares II, no município de Parauapebas. O objetivo do movimento é chamar atenção para a divulgação do plebiscito sobre a re-estatização da companhia.
Duciomar homenageado pelo Conselho Regional de Medicina
Causou estranheza em muitas pessoas a homenagem, antecipada aqui no blog, do Conselho Regional de Medicina ao prefeito Duciomar Costa. Condenado pela prática ilegal da medicina, sua gestão é marcada pela pior administração do segmento de saúde que se tem noticia. Em quase 3 anos, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a sexta secretária. Além de 2 processos na justiça federal por mau uso dos recursos públicos, outros 2 processos na justiça estadual, e uma situação calamitosa nos postos de saúde e hospitais municipais.
Duciomar homenageado pelo Conselho Regional de Medicina 2
Alguns internautas justificam a homenagem pela folha corrida do atual presidente do conselho. José Antonio Cordero da Silva responde a processo por desvio de recursos de convênios federais da Universidade Estadual do Pará. Além disso, é tido como gente de confiança no PSDB.
Só por coincidência, Fernando Palácios, reitor da UEPA e réu na mesma ação de Cordero, também foi homenageado.
Duciomar homenageado pelo Conselho Regional de Medicina 3
O mais interessante são as falas dos participantes do evento, citadas na nota do portal da PMB. Vejamos uma: "É uma justa homenagem àqueles que fizeram da saúde do Pará o que ela é hoje" – José Antônio Cordero da Silva
PAC tem mais recursos no Pará
Mais 83,4 milhões de reais serão liberados pela Caixa Econômica Federal para investimento em saneamento e abastecimento de água, ampliando os recursos do PAC para mais de 1 bilhão de reais.
Do total de recursos, 17 milhões serão aplicados nos municípios de Capitão Poço, Prainha, Cametá, Mãe do Rio, Quatipuru e Curuçá. Outros 66,4 milhões serão aplicados na região metropolitana de Belém.