A recente notícia de que o governo estadual compensará o município de Belém por perdas decorrentes nas mudanças de critério para a distribuição dos recursos do ICMS em governos anteriores causou estremecimento em bases petistas. Segundo alguns, tal atitude pode representar um incremento eleitoral para Duciomar Costa. Porém a leitura da matéria e o acompanhamento dos acontecimentos recentes nos permitem chegar a uma nova conclusão.
O suposto prefeito de Belém a alguns meses vem travando um jogo de xadrez político com o governo estadual, em quem visualiza o maior adversário político a sua re-eleição. No meio do tabuleiro, as obras do PAC e o povo de Belém.
Pelos corredores das secretarias estaduais e municipais corre o boato da disposição do prefeito em "esticar a corda" nas negociações para a cessão de gerência da obra da macrodrenagem doTucunduba, em troca de supostos compromissos anteriormente verbalizados com a governadora. Vide o post aqui.
Acontece que a governadora também está jogando. Duciomar terá o dinheiro que quer, porém não poderá fazer de qualquer jeito, pois a governadora estará de olho nas movimentações do alcaide. Além disso, Duciomar precisará de licenciamento ambiental nas obras da Estrada Nova,e para isso precisará do Governo Estadual.
O que é salutar neste momento é o reconhecimento por parte do Governo de que houveram distorções políticas nas distribuição do bolo do ICMS, distorções estas que prejudicaram e muito a cidade e o povo de Belém. Este jogo de xadrez pode resultar em ganhos para a capital. Basta que o povo fique de olho e os governantes usem do bom senso, final estamos às vésperas das eleições ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário