terça-feira, 12 de maio de 2009

Cenários e mais cenários...

Crescem na blogosfera paraoara as especulações sobre as alianças partidárias para 2010. Nos diversos cenários desenhados por observadores e pitaqueiros, até o imponderável se faz presente.

Daqui da minha parte, considero que algumas coisas devem ser levadas em consideração e outras descartadas por completo, pois são claro exemplo de plantação. Dentre os cenários que acho razoável, aponto alguns:

1- Ana Júlia com vice do PMDB versus Jatene com vice do DEM; Paulo Rocha e Jader versus Flexa "Ligeiro" e Valéria: cenário razoável, demonstra claramente as pretensões dos grupos em batalha e sinaliza um alinhamento do PMDB local com a estratégia nacional. Este cenário só pode ser inviabilizado caso a contenda entre PMDB e PT se desenrole para além do razoável, ou caso Jader perca o comando do partido. Afinal, apesar dos pesares, ainda não há sinalização para o rompimento do acordo 2014, qual seja, a indicação de Hélder Barbalho para a sucessão de Ana. Para consolidar este cenário, é preciso que o PMDB entenda que o PT se consome em batalhas intestinas. É impossível para este partido tratar seus aliados com a cordialidade que exige o deputado Parsifal.

2- Jader com vice do PSDB versus Ana Júlia com vice do PTB ou de qualquer outro partido; Paulo Rocha e Dudu versus Flexa "Ligeiro" e Valéria: cenário dos sonhos do presidente da FAEPA. Contudo, esquecem-se que ambas as vertentes tucanas tem pretensões de dominar a cena política local, e nem Jatene ou Mário Couto, muito menos Almir Gabriel, toparão esperar os 4 anos de governo de Jader e mais 8 anos de Hélder.

3- PSDB com vice do PMDB versus Ana Júlia com vice de qualquer partido: cenário mais impossível que este... Na boa: duvido que Jader esteja a fim de esperar 8 anos de sabotagem contínua para travar uma grande batalha para ver seu filho e sucessor político governador do estado. Lembrem-se: ele quer que seu filho trilhe caminhos mais altos que ele, logo, precisa de tempo pra maturar as coisas, tempo que não pode desperdiçar esperando os tucanos comerem.

Outras composições mais pitorescas, o papel do PPS de Jordy e do PSOL de Edmilson e PTB, PR PDT e outros partidos, se quiserem, nos comentários, please...

Nenhum comentário: