quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Feliz Ano Novo com muita saúde em Belém

As últimas notícias sobre a saúde pública no município de Belém sinalizam que o ano novo nada trará de bom. Após o escândalo dos atestados médicos dos plantonistas dos hospitais de pronto socorro municipal, após o caos instalado nestes dois hospitais no dia 1º de janeiro, onde centenas de cidadãos ficaram abandonados sem atendimento, mais uma conseqüência da irresponsabilidade do gestor municipal impactará o cidadão.

Estava prevista para o dia 3 de janeiro, hoje, a paralisação dos trabalhadores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU 192. Contudo estes trabalhadores em sinal de boa vontade e respeito com a população, aguardarão por mais alguns dias a posição do prefeito.

Quando da criação do SAMU 192, fora estabelecida a criação de uma gratificação que elevaria o salário dos trabalhadores para além do salário mínimo. Na Prefeitura de Belém, todos os trabalhadores recebem como piso salarial o mínimo. Na saúde, em função da existência das rubricas SIH-SUS e SIA-SUS, foram criadas diversas gratificações para elevar estes salários a níveis satisfatórios. Dentre as categorias beneficiadas pelas gratificações, médicos e odontólogos são os mais bem aquinhoados. Contudo, mesmo o baixo clero é beneficiado.

No serviço de atenção básica, a gratificação, chamada AMAT, permite que trabalhadores de nível médio recebam em torno de 2,8 salários mínimos de remuneração. No SAMU, a este AMAT se soma a gratificação chamada Gratificação SAMU-192, que eleva os salários dos técnicos de enfermagem para algo em torno de 3,8 salários mínimos.

Ao terem seus vencimentos depositados no dia 30 de dezembro, os trabalhadores descobrem que a gratificação fora cortada. E mais. No final de janeiro, será a vez da AMAT ser extinta. Isto quer dizer que o ano novo trará para os servidores municipais de saúde uma redução salarial imensa. Trabalhadores em saúde de nível superior passarão a receber 770 reais de salário (exceto médicos e odontólogos). Os de nível médio, 586 reais.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, segunda feira encerra-se o prazo para as explicações do prefeito Duciomar. Terça feira inicia-se a greve dos trabalhadores do SAMU. E no Carnaval, nenhuma Unidade de Saúde funcionará no município de Belém.

Este é o Feliz Ano Novo do prefeito Duciomar....

Nenhum comentário: