segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Saúde abandonada = caos social 2

É impressionante a incapacidade do Prefeito Duciomar Costa em lidar com os problemas da saúde no município. Depois de 6 secretários de saúde, onde apenas um dos quais foi titular da pasta (os outros 5 foram “interinos”), agora será a vez de Rejane Jatene ser exonerada do cargo.

Segundo as fontes do blog, o motivo da queda da irmã do ex-governador Simão Jatene foi a paralisação do serviço de atendimento móvel de urgência, o SAMU-192.

Segundo as mesmas fontes, os trabalhadores do SAMU-192, além das péssimas condições de trabalho (das 10 ambulância de atendimento básico do serviço, apenas 7 estão em funcionamento, das quais 3 completamente sem condições), ainda enfrentam a redução de seus salários. Para os técnicos de enfermagem, por exemplo, a redução chegou a quase 400 reais.

Ainda segundo a fonte, o plano de Duciomar é retirar, ainda no contracheque de janeiro, o abono conhecido como AMAT. Este abono, cuja fonte de recursos está garantida nos repasses do Ministério da Saúde, é o que garante a permanência dos profissionais de saúde no serviço público. Durante o governo Duciomar, tal abono nunca foi reajustado, porém as rubricas que o financiam foram ajustadas em mais de 100%.

A fonte denuncia ainda que o plano de Duciomar é justificar a redução salarial com a implantação de um plano de cargos e salários, reivindicação histórica dos servidores. Duciomar quer aprovar o plano a toque de caixa, até final de fevereiro. Contudo, segunda a fonte, o plano não pode ser aprovado assim, pois precisa passar pela Câmara Municipal e ser adaptado a todos os trabalhadores. Além disso, só poderia entrar em vigor se aprovado na Lei Orçamentária. Outra preocupação é que o plano traga prejuízos financeiros aos trabalhadores da saúde, ao não garantir a incorporação dos abonos aos salários.

Nenhum comentário: