segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Memorial da Cabanagem


“Os monstros da tirania
cortaram cabeças e alimentaram-se de sangue!
Tiveram forças para matar o corpo,
mas... com suas baionetas e torturas
não puderam matar a idéia,
porque esta é sagrada e tão grande como o mundo!
... A idéia não morre.

Eduardo Nogueira Angelim – 14 de agosto de 1881

Há exatos 173 anos atrás, Belém estava sendo tomada por forças revolucionárias. Os Cabanos, termo usado para designar os paraenses pobres, em sua grande maioria mestiços de negros e índios, que moravam em barracos nas baixadas de Belém, ousavam enfrentar o poder regencial. Naquele dia, mais uma arbitrariedade levara a população ao enfretamento. E a derrubada do governo.

A arbitrariedade fora o espancamento de Batista Campos, cometida a mando do então presidente da província, Bernardo Lobo de Souza, que o levara a morte no último dia de 1934. Na manhã de 7 de janeiro, Lobo de Souza estava morto. Na tarde de 7 de janeiro, a revolução triunfara.

Clemente Malcher, aclamado líder do governo revolucionário, pretendia manter a unidade nacional, mantendo o Grão Pará unido ao Brasil Imperial. Combatido, foi derrotado e teve seu corpo arrastado pelas ruas da cidade.

Francisco Vinagre temeu as conseqüências de tamanha rebeldia e pretendia entregar o poder aos “imperiais”. Seu irmão Antônio e o caboclo Angelim o impediram. Os Cabanos foram expulsos da capital, mas retornaram em agosto e novamente dirigiam província, agora rumo à sua independência e transformação em República.

Mais uma vez a história mostrou seu lume, e o destino de todos estava para ter tomado um novo rumo. Contudo, as forças do retrocesso novamente sufocaram o sonho de liberdade, não sem luta. Mais três anos de resistência popular mostrou que o brio de um paraense não dobra à toa.

Hoje, um monumento na entrada da cidade anuncia que esta luta não foi esquecida, mesmo após tantos anos passados, anos recheados de sofrimento e escravidão. Este mesmo povo ainda vive dominado pelo estrangeiro. O Monumento à Cabanagem fora esquecido. Os restos mortais de líderes vilipendiados.

O Sistema Integrado de Museus anuncia uma reforma no local. Nós, herdeiros dos cabanos, dizemos amém.

Nenhum comentário: