terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Para não ficar parado

Vou publicar as postagens que escrevi no dia 13, quinta feira, quando fiquei impossibilitado de publicar no Blog do Paraense em função de erro da equipe do Blogger, solucionado somente hoje. As postagens vão de uma vez, só pro blog não ficar parado.

---------------------------------------------------------------

A CTbel mais uma vez agiu no sentido de tumultuar o cada vez mais caótico trânsito na cidade. Desta vez, organizando uma blitz para apreensão de vans no ponto mais confuso do trânsito, em frente ao Shopping Castanheira.

Ontem foram apreendidas duas vans que não estavam transportando passageiros nem dispunham de dinheiro proveniente da cobrança de passagens. Segundo o advogado dos perueiros: “A CTBel quer fazer uma fábrica de multas. As vans não podem ser tomadas sem passageiros para comprovar o transporte”.

Porém, a ação da CTBel não impediu que este tipo de transporte acontecesse, pois as vans e kombis estavam tomando um atalho pelo Conjunto Jaderlândia, saindo na Rodovia Augusto Montenegro pela Rodovia Transcoqueiro.

As ações na CTBel se mostram inócuas e são motivadas pelo interesse do empresariado dos transportes. Esta modalidade de transporte urbano se desenvolveu a partir do vazio deixado pelo transporte ineficiente prestado pelas grandes empresas. A falta de ônibus suficientes, em especial nas áreas de expansão, e o alto custo da passagem abriram espaço no mercado para o surgimento das vans.

A solução para este tipo de problema urbano só existirá se o poder público passar da inércia para a ação, buscando planejar o desenvolvimento da cidade para que esta possa suportar a imensa massa de trabalhadores que se desloca diariamente. Criando um sistema de transporte integrado que mobilize tanto vans e micro-ônibus quanto grandes ônibus nos grandes eixos, assim como o transporte hidroviário, Belém poderá chegar a um patamar que permita um transporte melhor em qualidade e ambientalmente. Enquanto for movido a interesses meramente político$, o caos estará instalado.

------------------------------------------------------------

A Câmara Municipal de Ananindeua rejeitou ontem em plenário as contas do ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB). Com sua estrela apagada dentro do partido depois da aventura na vice prefeitura de Belém com Duciomar Costa, o político pleiteava sua reeleição.

Com a rejeição de suas contas está aberta a possibilidade de sua inelegibilidade pelos próximos cinco anos.

Quando foi prefeito de Ananindeua por dois mandatos, Pioneiro de destacou como o prefeito de obras midiáticas. Com um orçamento muito inferior, Ananindeua aparecia muito mais nas emissoras de rádio e tv, bem como nas páginas do jornal oficial, do que sua irmã siamensa Belém.

-----------------------------------------------------------------

Não convidem o atual reitor da UFPA Alex Fiúza de Melo para um banho de piscina ou igarapé, sob o risco de tirar do ar um dos mais famosos blogs de Belém. É que o reitor, ao mergulhar na piscina ou igarapé, poderá matar afogado o blogueiro.

Conhecido pela violência verbal com que trata as mais diversas figuras públicas da cidade, o blogueiro dedica imensa postagem a elogiar o reitor da UFPA. Elogiando suas capacidades administrativas, o blog desistoriciza o contexto que se deu a gestão do douto cientista político. Esquece que, entre 1994 e 2002, as universidades ficaram submetidas a um arrocho financeiro enorme, que as colocou em situação de penúria.

Com a ascensão ao governo de Lula, houve uma gradual (mas ainda insuficiente) ampliação nos recursos destinados à educação superior, possibilitando inclusive a contratação de novos professores efetivos, ampliação de laboratórios, investimentos em infra-esturutura, e etc.

As fragilidades de Alex também foram ignoradas. Mesmo sendo cientista político, o reitor demonstrou total inabilidade em articular as condições políticas de sua governabilidade, somente conseguindo-a pelo peso da força contra os movimentos sociais e solapando a liberdade de discussão dentro dos colegiados superiores da instituição.

Também destacou-se por sua vaidade, sendo o primeiro reitor a ser re-eleito para o cargo.

-----------------------------------------------------------

Deu no Repórter Diário de hoje:


Secretária-coragem
Conferencista na abertura do I Fórum de Seguridade Social, o secretário de Governo, Cláudio Puty, revelou que a governadora Ana Júlia considera “modelo” a gestão de Sandra Leite na presidência do Iasep. Ao lembrar que Sandra constou em lista macabra atribuída ao mandante condenado da morte dos irmãos Novelino, Chico Ferreira, o secretário elogiou a coragem da secretária. “Esse é o custo de estarmos mudando o Estado”, solidarizou-se.


Devo acompanhar a avaliação do sercretário. Em 1997, Sandra Leite assumiu a gestão do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém – IPAMB, conseguindo sanear as contas do instituto, melhorar a qualidade e a quantidade de atendimentos médicos, odontológicos, laboratoriais e psicossociais do instituto,

Na época, o Instituto chegou a ponto de poder emprestar dinheiro a juros subsidiados aos servidores, em uma época de juros violentos.

Hoje, grassa no IPAMB a inépcia administrativa, o descaso no atendimento, que vem sendo reduzido à quase a metade, além de ter se tornado refúgio para todo tipo de agiotagem praticada contra os incautos servidores pela dezenas de empresas especializadas em empréstimos consignados, apaniguadas do seu atual presidente, o médico Carlos Vinagre.

PS. Sandra Leite é irmã de César Moares Leite, assassinado no bloco F do campus básico da UFPA por um agente da polícia federal, salvo engano no ano de 1981. A coragem que teve para enfrentar a máfia de Chico Ferreira e Marcelo Gabriel, Sandra já demonstrava à época, ao denunciar a morte do irmão como mais um crime político cometido pela ditadura militar.

4 comentários:

morenocris disse...

Antonio, Feliz Natal e 2008 poderoso!

Beijos.

Anônimo disse...

É, a Sandra Leite é tão, mas tão competente, séria, honesta e age com tão bom senso que tem um contrato exemplar com Hospital Saúde da Mulher.
Seriedade asim, só mesmo no governo da Ana Júlia. E na administração Sandra Leite.

Blog do Paraense disse...

Caro anônimo,

Desconheço qualquer coisa sobre este tal contrato. Poderia me dar mais informações?

Grato

Antônio Paraense

Anônimo disse...

Caro Antonio Paraense,

É fácil: basta perguntar no Iasep, presidido pela competente Sandra Leite. Com certeza ela não vai negar essa informação, que é pública, não é mesmo?
Tente que você consaegue.