terça-feira, 18 de setembro de 2007

Grande mídia bloqueou o plebiscito.


Segundo ong´s e estudiosos do setor, a grande mídia impediu a divulgação do plebiscito sobre a re-estatização da Vale do Rio Doce. Segundo eles, os únicos pontos de destaque na mídia estiveram relacionados à relação entre o governo e a CVRD.
Para Cristina Charão, do Coletivo Intervozes de Comunicação “A cobertura só tem abordado a relação entre o plebiscito e o governo. A moção de apoio do Congresso do PT foi o que abriu um espaço para a cobertura. Aprovada no sábado (dia 1º), ainda havia respingos (da decisão) na segunda-feira”. De acordo com o pesquisador em comunicação, Venício Artur de Lima, surpreendente seria se a mídia corporativa tivesse coberto bem esse plebiscito. “Ela encampou totalmente, na época de Fernando Henrique, o projeto de privatizar o Estado”.
Na mídia local o mesmo aconteceu. Mesmo com a governadora Ana Júlia tendo participado do plebiscito e declarado seu voto a favor da re-estatização, a mídia local silenciou. Leitores do blog questionaram por e-mail a ausência de notícias nos jornais locais. Esqueceram-se, porém, que vez por outra a Vale publica anúncios de página inteira, em várias páginas, além de fazer parcerias com os grupos de comunicação em mais variados projetos...

Nenhum comentário: