terça-feira, 18 de setembro de 2007

Mostra de Cinema Indiano no Cine Líbero Luxardo

Entre os dias 27 e 30 deste mês o Cine Líbero Luxardo no Centur apresenta uma mostar de filmes indianos. Bolywood, como ficou conhecida a indústria cinematográfica deste país, é uma das mais produtivas indústrias de cinema do mundo, superando a indústria americana e tem grande público na Ásia. A mostra trará a Belém os grandes clássicos do cinema indiano. Confira abaixo a programação e a sinopse dos filmes, pouco conhecidos por estas paragens dominadas pelo cinema yankee.

Dia 28/09 (sexta-feira)

19h - Dhoom2
Jai e Ali, os melhores policiais da Índia, perseguem um ladrão conhecido apenas como "Mr.A". Durante um grandioso roubo em Mumbai, Mr. A encontra seu par competitivo, a linda ladra Sunehri, e eles se tornam parceiros. Juntos, os dois escapam para o Rio de Janeiro, com Jai e Ali ao seu encalço. "Dhoom:2" é um estonteante filme de alta tecnologia com todos os elementos usados em Bollywood, incluindo músicas e danças exuberantes. É o primeiro filme de Bollywood gravado no Brasil e foi o maior sucesso da Índia no ano passado.

Dia 29/09 (sábado)
16h - Jhoom Barabar Jhoom
Dois estranhos, esperando o trem em uma movimentada estação de Londres, compartilham suas histórias românticas sobre como conheceram seus respectivos noivos. Um casal se conheceu no Ritz Hotel em Paris, na mesma noite em que a Princesa Diana e Dodi saíram do hotel e caíram nas garras dos paparazzi. "Quando dois amantes morrem, outros dois nascem". No filme, o legendário ator Amitabh Bachchan interpreta um poeta que guia esses personagens através de extravagantes sequências de música e dança. O filme é frequentemente definido como a versão de Bollywood para “Moulin Rouge.”

19h - Fanaa
Zooni Baig (Kajol) é cega de nascença e vive em uma pequena cidade de uma área politicamente instável de Kashmir. Durante uma viagem a Delhi com sua trupe de dança, ela conhece Rehan Khan (Aamir Khan) e os dois se apaixonam. Mal sabe ela que a presença dele e o afeto que sentem um pelo outro irá colocá-la em um mundo de intrigas políticas e grupos separatistas lutando pela independência de Kashmir.

Dia 30/09 (domingo)
16h - Kabul Express
A guerra faz companheiros estranhos, e não há nada mais estranho do que dois jornalistas indianos, um motorista afegão, um membro do Taliban paquistanês e uma fotógrafa americana através de Kabul em um carro 4x4. Situado nas semanas após 11 de setembro de 2001, quando jornalistas varriam o Afeganistão por notícias da guerra iminente, “Kabul Express” é um quase miraculoso road movie. Incrivelmente, o diretor e roteirista Kabir Khan captura não só a triste realidade daquele lugar, mas também o humor desregrado de uma época na qual a vida poderia mudar a qualquer minuto. O filme foi exibido nos Festivais Internacionais de Toronto e Londres.

19h - Dilwale Dulhania Le Jayenge
É um dos mais bem sucedidos filmes da história indiana, tendo sido exibido por mais de dez anos nos cinemas e lançado a carreira de Shahrukh Khan, que se tornou uma das maiores estrelas cinematográficas do mundo. Raj e Simran são jovens indianos vivendo em Londres que acidentalmente se conhecem durante uma viagem pela Europa. Após alguns desencontros iniciais, e de não gostarem um do outro, eles eventualmente se apaixonam.
Mas Simran está prometida a outra pessoa por seu pai dominador, que leva a família inteira à Índia para a cerimônia de casamento. Raj não desanima e a segue até a Índia, onde eles tentam convencer a todos que precisam ficar juntos. "Dilwale Dulhania Le Jayenge" é uma comédia romântica leve que conquistou o coração de todos e apresenta uma porção de excelentes músicas e danças de Bollywood.

Nenhum comentário: