terça-feira, 4 de setembro de 2007

Curso de Comunicação da UFPA premiado em congresso nacional

Do site da UFPA:

UFPA conquista três prêmio em Congresso de Comunicação

Três trabalhos realizados no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará forma premiados neste domingo (02) durante a cerimônia de encerramento do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Santos (SP). Os trabalhos estavam representando a Região Norte na etapa nacional da 14ª Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom 2007.
Neste ano, o Norte concorreu com 15 trabalhos, dos quais 10 eram da UFPA. Segundo a organização do evento, é a primeira que a região concorre com mais de um trabalho. Desta forma, a universidade foi a única representante da região Norte do país a ser premiada na Expocom Nacional. Estes prêmios vieram justamente no momento em que o curso de Comunicação Social da UFPA completou seus 30 anos de existência, representando um reconhecimento às ações e mudanças realizadas nos últimos anos.
<> foi o premiado na modalidade Vídeo Educativo, na categoria Cinema e Vídeo, concorrendo com outros três vídeos do Paraná, de Belo Horizonte e do Ceará. Tiago Videira representou a equipe do 3º semestre de Jornalismo da UFPA.
O trabalho foi fruto da disciplina de Antropologia realizada no primeiro semestre dos alunos. Segundo Tiago, a idéia do vídeo era resgatar as raízes paraenses ao relatar algumas lendas típicas do imaginário do amazônida. A produção foi improvisada com uma câmera digital com memória para apenas cinco minutos de filmagem.
Outro trabalho vencedor foi o <>, liderado por Brenda Taketa, recém-graduada em jornalismo pela UFPA. O Projeto de Assessoria de Imprensa venceu trabalhos do Sul e Sudeste do país e foi resultado do Laboratório de Comunicação Institucional realizado em 2006, sob a orientação da professora Rosane Steinbrenner.
O plano de comunicação atendeu à Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD). A instituição do Terceiro Setor reúne quase 26 mil pessoas em todo o Pará, oferencendo em seus mais de 40 núcleos serviços médico-odontológico, profissionalizantes e educativos aos associados e seus familiares.
Atualmente no Estado, há um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, representando 15% da população paraense. Além disso, o Terceiro Setor possui atualmente 250 mil organizações em todo o país, que movimentam cerca de 1,5% do Produto Interno Bruto brasileiro, um mercado crescente também para os profissionais de Comunicação.
Sem contar com orçamento e trabalhando com um período limitado pela duração do semestre letivo, os estudantes realizaram ações de assessoria de imprensa e produziram um vídeo institucional, oito spots de rádio e projeto gráfico para folderes e cartões. Um evento também foi organizado e divulgado por toda a mídia local.
<> foi o Radiojornal premiado pela Expocom 2007. Produzido pela equipe do 4º semestre liderado por Nathalia Petta, também da UFPA. O programa foi gravado durante o Laboratório de Radiojornalismo, orientado pela professora Luciana Costa.
O radiojornal integra o projeto da implantação da Rádio Web UFPA e contempla assuntos relacionados aos serviços que a universidade, em seus 50 anos de existência, oferece à sociedade local. Desta forma, o programa apresenta os Hospitais, as Clínicas de Psicologia e de Odontologia, a Farmácia e o Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPA.

Expocom – A Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é um evento que integra o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado anualmente pela Sociedade Brasielria de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. A Expocom destina-se a trabalhos laboratoriais dos cursos de Comunicação Social, como incentivo às produções experimentais destes.
Neste ano, a premiação passou por mudanças que inovaram seus procedimentos. Primeramente, foi o primeiro ano que a avaliação dos concorrentes aconteceu em um portal virtual. Foram criadas também as etapas regionais, para contar com uma maior participação de todos as Regiões brasileiras, principalmente o Norte e Nordeste, ainda com pouca tradição em participar de premiações como estas.
Os três representantes da UFPA e os outros vencedores da etapa nacional da Expocom estão classificados para concorrerem na fase internacional da disputa: a Expocom Mercosul. Nesta etapa, os vencedores brasleiros irão concorrer com os melhores trabalhos da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Nenhum comentário: