Como já noticiamos aqui neste blog, o Projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba passará ás mãos do governo estadual. Através dos recursos do PAC, finalmente o projeto chegará a sua conclusão.
Elaborado pela Prefeitura de Belém na gestão petista de Edmilson Rodrigues, o projeto é constituído, além de obras de saneamento, urbanização e habitação, por uma vertente social, que proporcionou aos moradores projetos de geração de emprego e renda, desenvolvimento sustentável, educação ambiental e outras.
O Projeto de Macrodrenagem do Tucunduba enfrentou diversos percalços, entre entraves do governo FHC, problemas com a Cooperativa de Trabalhadores da UFPA sobre a desapropriação de um terreno onde seriam remanejadas as famílias, problemas com a comunidade para modificar o projeto, etc...
Um dos destaques desta obra é a adoção de conceitos de valorização das comunidades. Entre eles destacam-se a manutenção da população na mesma área (ao invés de remaneja-los para Marituba, deixa-los vivendo na mesma área, respeitando assim a sociabilidade existente), revitalização do curso do rio, resgate da navegabilidade do mesmo, uso de matéria prima regional na obra, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário