terça-feira, 20 de novembro de 2007

Mídia, Poder e Cidadania

Seguindo sua linha editorial de acompanhar os debates mais vanguardistas em nossa sociedade, o portal Agência Carta Maior fez uma excelente cobertura do Fórum Internacional Mídia, Poder e Cidadania, realizado recentemente em Salvador. Um dos artigos sobre o evento, começa assim:

Um dos casos mais recentes e emblemáticos de um certo desvario reinante na imprensa brasileira foi, segundo o sociólogo Emir Sader, a afirmação de um graduado jornalista sobre os resultados das eleições presidenciais de 2006: o povo, ao reeleger Lula, teria contrariado a opinião pública.

(...)
Citando os resultados de uma pesquisa recente do jornal Folha de São Paulo, que constatou que seus leitores são, em absoluta maioria, integrantes das classes A e B, com grande poder aquisitivo e cultura de consumo, Sader destacou duas questões importantes: por um lado, o jornal resume seu universo editorial em ser pautado e pautar a "opinião pública" de uma determinada classe, buscando ser ao mesmo tempo construtor e filtro do consenso e definindo "o quê, quando e sobre o quê se fala?.

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